quarta-feira, 20 de maio de 2009

Sony XV

Esse sony, pertence ao grande Lord Sanatorium, e o bichinho chegou aqui totalmente apagado,
fazendo meu procedimento de teste padrão, descobri que ele não tava lendo a subrom, nem a diskrom, percorendo as trilhas da placa, acabei achando que era problema no engine s-1985 pois o sinal de slot expandido da maquina permanecia em tristate, exceto o slot 3.0 onde fica a memória mapeada. Mas isso é normal qdo um expansor de slots dá problema, o slot3.0 assume como slot 3 não expandido.

Depois de vários testes acabei desistindo, enviei o micro de volta p/ o dono, dias depois eu imprimi o datasheet do s-1985, e verifiquei, que os pinos dele entram em tristate qdo o nível de sinal a 3,2v. pedi p/ ele enviar de volta e começei a caçar a flaha do micro.

Segunda etapa: Incicialmente, soldei fios nos pinos do engine, relativo aos slots da subrom e da diskrom, e efetuei testes usando um cartucho com essas roms ligadas a esses slots, blz o msx funcionou, a percorrendo as trilhas q ligavam a esse slot, descobri q elas são resistivas, e se alteraram, dessa "descoberta", criei uma unidade de medida baseada em outras trilhas, ele perde 0,1ohm a cada 5cm de trilha, então medi essas trilhas e vi q dava muito mais resisência que as outras, ai batata, o sony tem jumperes onde vc pode inverter os slots como a expert3, liguei esses fios que tinha soldado no engine, nesses jumperes e batata, o msx bootou.

Screenshots:

Preparando p/ soldar os fios no engine, antes de fazer isso, colei um pedacinho de placa padrão na lateral da placa do msx p/ evitar trancos no engine.

soldei micro fios desses pontos ao engine


Soldei fios mais resistentes da plaquinha aos jumperes






Opa !!! Olha ele ai funcionando !!!!

Só uma dica p/ esse msx funcionar normalmente sem a tampa superior ´nescessário colocar um jumper no soquete branco de 4 pinos como na foto acima.
Aproveitei o embalo e já expandi a mapper dele (o esquema vc encontra em minha home page)
Olha a luzinha do DOS2
Wow !!! Incriveis 256k de memória !!!!

Mais um msx salvo das trevas, em breve coloco mais posts nesse blog, espero que tenham gostado, gd abraço a todos e visitem minha pagina http://www.basshp.msxall.com








3 comentários:

  1. Rapaz! Posso ser suspeito de dizer isso, mas esse deve ser o "top reborn" dos consertos de computador.. hehe.. parabéns e muito obrigado também... Desnecessário dizer que espero outros consertos interessantes como esse!! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Rpz, impressinante a capacidade de diagnostico!!! parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Fntástio B@ss eu tenho um dessses MSX com pau no drive gostaria de dicas suas sobre adaptação de drive de pc para esse super micro e sobre essa sua mapper expandida nesse micro, um tutorial sobre isso também seria legal! se puder me contate em r.ornellas no gmail. Obrigado!

    ResponderExcluir